Capoeira - Prof. Deoclécio - Aula (24/07/2014) - Foto: Joelma Fernandes. |
As constantes lutas da escola, das famílias, do poder público e da sociedade de um modo geral no combate as drogas, encontram na prática da Capoeira um forte aliado, capaz de reunir arte marcial, esporte, cultura popular e música na formação cidadã dos seus praticantes.
A Oficina de Capoeira, ministrada pelo educador social Deoclécio, além de atender aos objetivos do programa Mais Educação, contribui de forma significativa para o desenvolvimento social dos seus alunos e alunas.
Dando sequência ao ensino das técnicas básicas que envolvem os princípios da Capoeira, o professor Deoclécio orientou a turma para a execução dos movimentos: ginga, esquiva, resistência e cocorinha, em uma aula bastante descontraída.
Definições:
Ginga – Balanço do corpo de um lado para outro, ritmado, que exprime cadência no jogo da capoeira.
Esquiva – Movimento de defesa:
Esquiva Atrás ou na Ginga – Movimento de defesa em que o indivíduo flexiona uma perna e estende a outra para atrás, colocando o joelho no peito, braço na guarda e a mão do lado da perna flexionada.
Esquiva Lateral ou de Frente – Movimento de defesa em que o indivíduo flexiona uma perna e estende a outra para o lado, inclinando o corpo para o lado da perna flexionada, com a mão no chão do lado da perna, dando as costas para o golpe, sempre saindo.
Esquiva Lateral Alta – A mesma lateral, sem a mão no chão.
Cocorinha – Movimento de esquiva em que o jogador fica de cócoras, com uma das mãos no chão e a outra na guarda, defendendo o rosto.
Cocorinha Lateral – Movimento de esquiva em que o jogador fica de lado, de cócoras não tão baixa com os dois braços na guarda, defendendo o rosto.
Resistência – É uma defesa onde o capoeirista se abaixa sobre as pernas flexionadas, colocando o peso do corpo sobre uma perna. O braço correspondente a esta perna mantém a mão apoiada no solo, enquanto o tronco é ligeiramente curvado, a outra mão à frente da cabeça.
+ Fotos:
Joelma Fernandes
Coordenação Mais Educação