sexta-feira, 19 de setembro de 2014

NOTÍCIAS - MEC lança Portal da Educação Integral.



O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta quinta-feira (18), o  Portal da Educação Integral. A página, que já está no ar, reúne informações e notícias sobre o tema, permite o acesso rápido ao programa de assistência financeira às escolas públicas da educação básica (PDDE interativo) - por meio do qual as escolas recebem os recursos para as atividades - e oferece espaço para conferências pela internet.

O site foi idealizado de maneira a fornecer informações claras e objetivas sobre o tema. Ao visualizar a página inicial é possível acessar de maneira rápida e intuitiva as últimas notícias, conferir eventos além de obter mais detalhes sobre programas, documentos e links na barra superior localizada no cabeçalho do portal.

Confira abaixo com mais detalhes as áreas temáticas oferecidas pelo site:

Programa ensino médio inovador
A seção temática oferece ao usuário informações relevantes sobre os objetivos, ações e como aderir à iniciativa. Ao longo do texto, links redirecionam o usuário para páginas sobre o tema. Com um clique é possível conhecer mais sobre o portal do pacto nacional de fortalecimento do ensino médio, acessar as diretrizes curriculares e o PDDE Interativo.

Programa de acesso à jornada integral
Ofertado às escolas públicas de ensino fundamental, o programa consiste no desenvolvimento de atividades de educação integral ampliada para no mínimo sete horas.  Na página, o usuário encontra todas as diretrizes pedagógicas do programa, além de acesso aos documentos que detalham e orientam os interessados em aderir à iniciativa. Tabelas e dados precisos são disponibilizados a fim de especificar as atividades desenvolvidas em diversas escolas espalhadas pelo País.

Educação infantil
A educação infantil é a primeira etapa da educação básica. Para tanto, atende crianças de zero a três anos na creche e de quatro e cinco anos na pré-escola. Além de elencar algumas diretrizes e finalidades da educação infantil a seção cumpre com sua função ao oferecer ao usuários dados e bases para compreensão geral sobre o tema.

Documentos
Nesta seção, o usuário terá acesso aos marcos normativos e legais da educação integral e educação em jornada ampliada. Por meio dos links é possível ampliar conhecimentos sobre leis, portarias, decretos, resoluções e manuais.

Links
Espaço servirá de divulgação de sites e experiências educativas relevantes relacionadas à educação integral.

Saiba mais

O ensino em tempo integral é uma das apostas para melhorar a educação básica no Brasil. No período em que estão na escola, os estudantes, além das aulas, recebem acompanhamento pedagógico e participam de outras atividades, como prática de esportes, atividades culturais e de comunicação.

A jornada da educação integral deve ser, no mínimo, de sete horas diárias ou 35 horas semanais. Com recursos do programa de acesso à jornada integral, o MEC financia a implementação dessa modalidade em escolas com baixo desempenho, de regiões vulneráveis.

"Estamos analisando cada escola, para ver o que podemos ajudar para que possam melhorar a performance", disse o ministro da Educação, Henrique Paim

A oferta de educação integral está também no Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece metas para o setor nos próximos dez anos. Segundo o plano, a educação integral, que atualmente chega a aproximadamente 35% das escolas públicas, deve atingir 50% pelo menos. Além do programa federal, alguns estados e municípios oferecem os próprios programas.

Como parte do PNE, a implementação do ensino integral deverá constar nos planos estaduais e municipais de Educação, que devem ser concluídos até o final de junho do ano que vem.



Fonte: Portal Brasil com informações da Agência Brasil e MEC