quinta-feira, 11 de setembro de 2014

PME – Oficina de Orientação de Estudos e Leitura – As Estações do Ano.



PME - Oficina de Orientação de Estudos e Leitura - Foto: Joelma Fernandes  
A Oficina de Orientação de Estudos e Leitura é responsável pela articulação entre o currículo estabelecido da escola e as atividades pedagógicas propostas pelo Programa Mais Educação (PME), contemplando as diferentes áreas do conhecimento.

Dessa forma, as educadoras sociais Monique (manhã) e Regina (tarde), que trabalham em sintonia com relação ao conteúdo das atividades disponibilizadas para os alunos e alunas do PME, estão trabalhando as Estações do Ano (Área do conhecimento: Geografia).

Características de cada estação:

Outono - A estação de transição do verão para o inverno se caracteriza por noites mais longas que os dias, mudanças bruscas de temperatura, diminuição da umidade do ar e variações na coloração das folhas das árvores (elas começam a amarelar), principalmente no Hemisfério Norte etc. Durante esse período, também ocorre à maioria das colheitas agrícolas, pois os produtos cultivados já estão bastante desenvolvidos, tanto que as folhas, com poucos nutrientes, além de frutos bastante maduros, caem no chão.

Inverno - Ao iniciar no término do outono, ele antecede a primavera. Nesse período, as noites são mais longas que os dias e sempre há baixas temperaturas. No Brasil, ele é mais rigoroso nos Estados da Região Sul, devido à baixa incidência de raios solares, que chegam a provocar até a neve - que é bastante comum no Hemisfério Norte. Outra característica dessa estação é a migração de várias espécies de aves, que buscam outros locais para fugir do frio.

Primavera - Ela começa no fim do inverno e sua principal característica é o reflorescimento da flora, que ocorre devido à temperatura que é bastante agradável. Logo, esse período é marcado pela exuberância da natureza, que floresce em diferentes cores, enquanto também se dá o acasalamento de animais.

Verão - A estação do ano que sucede a primavera e antecede o outono. Os dias são mais longos que as noites e, por isso, diversos países - entre os quais, o nosso - adotam o horário de verão, para economizar energia elétrica e diminuir o consumo nos horários de pico. As temperaturas são elevadas e é comum a ocorrência de chuvas, pois a evaporação das águas se intensifica em razão do calor. Normalmente, as férias escolares ocorrem nessa estação, que é propícia à realização de viagens, sobretudo para cidades litorâneas.

PME - A hora do lanche - Foto: Joelma Fernandes.

O Programa Mais Educação tem por finalidade contribuir para a melhoria da aprendizagem por meio da ampliação do tempo de permanência das crianças na escola, mediante oferta de educação básica em tempo integral, além do delicioso lanche, que diariamente é servido aos alunos e alunas matriculados/as no PME.

Slideshow



Joelma Fernandes
Coordenação Mais Educação