segunda-feira, 14 de abril de 2014

Horta - Berinjela


Professor Damião (Horta) orientando seus alunos do Mais Educação - Foto: Joelma Fernandes. 

O projeto consiste na preparação da terra, plantio, colheita, melhoria da alimentação e aprendizagem, incluindo todas as disciplinas como, por exemplo: Matemática, para dimensionar os canteiros; Português, para os nomes dos alimentos; História do trabalho e Geografia, para o tipo de solo.

Nas próximas aulas, os alunos irão conhecer os benefícios da berinjela, do quiabo e da cenoura, na sequência, terão a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos, literalmente com a “mão na terra”. 

Na aula de hoje a berinjela e seus benefícios foram apresentados aos alunos.

A berinjela - Considerado um fruto de uma planta originária da Índia e cultivada na África. Provavelmente foi introduzida na Europa pelos Árabes e, posteriormente, veio para as Américas. É uma hortaliça anual e em regiões de clima quente é cultivada ao longo do ano. É considerada sensível ao frio, à geada e ao excesso de chuva na floração. Portanto, a planta da berinjela é bem indicada para ser cultivada na nossa Região Nordeste.

Benefícios à saúde - Levando em consideração a composição nutricional de seu fruto, este pode ser considerado fonte de minerais e vitaminas. As análises laboratoriais mostram que, em 100g de berinjela crua, se encontram em quantidades consideráveis os seguintes minerais: magnésio, zinco, potássio, cálcio, ferro e fósforo. As principais vitaminas encontradas são as vitaminas A, B1, B2 e C. Além disso, ela destaca-se por apresentar uma grande quantidade de água, essencial para manter o corpo hidratado e favorecer as reações químicas nas células corporais; uma significativa porcentagem de fibras, que auxilia no bom funcionamento intestinal e formação do bolo fecal; além de ser considerada como um alimento que fornece poucas calorias, auxiliando no controle do peso.

Como preparar? Deve ser preparada com casca, em pedaços grandes e se for cozida em água, o volume da água de cozimento deve ser o menor possível, para minimizar a perda de nutrientes. Além disso, evite cozinhar por tempo prolongado em altas temperaturas para reduzir as perdas das vitaminas hidrossolúveis (C e complexo B);

Como evitar gosto amargo? Para retirar o gosto amargo que a caracteriza, corte-a ao meio, esfregue com sal e escorra, ou deixe-a aberta coberta com água e sal, limão ou vinagre, durante 15 minutos. Escorra em seguida e seque com papel absorvente.

Agora, com essas orientações, introduza esse alimento em seu cardápio semanal e aproveite ao máximo tudo que ele nos oferece. Informações: Daniela Hueb  (médica nutróloga) - Fonte: Minha Vida.

+ Fotos:



Joelma Fernandes
Coordenação Mais Educação