quarta-feira, 16 de abril de 2014

Xadrez – Movimento das peças.


Aula de Xadrez - Professor David - Foto: Joelma Fernandes.

Os alunos estão empolgados com a oficina de Xadrez, que é ministrada pelo educador social David, isso porque a dinâmica estrategista do jogo vem despertando a curiosidade e a vontade de aprender dos mesmos.

O aprendizado do movimento das peças (teoria), seguido da primeira aula prática, chegou a surpreender pela rápida absorção das informações, que até mesmo para alguns adultos não são tão fáceis de serem assimiladas.

A grande vantagem nisso tudo, é que através do Xadrez a criança consegue desenvolver o seu raciocínio lógico e cognitivo, alcançando mais paciência e concentração nos estudos das outras disciplinas da escola.

Movimento das peças:

A TORRE se movimenta para frente e para trás, para a direita e para a esquerda, quantas casas quiser, mas não pode pular nenhuma outra peça.








O BISPO se movimenta na diagonal mantendo-se sempre nas casas de mesma cor que se encontrava no início do jogo, podendo ir para frente e para trás, quantas casas quiser, mas não pode pular nenhuma outra peça.







O CAVALO tem um movimento especial que parece a letra L. O CAVALO se movimenta 2 casas para frente ou para trás e em seguida 1 casa para a direita ou para a esquerda, ou 2 casas para a direita ou para a esquerda e em seguida 1 casa para frente ou para trás. O CAVALO é a única peça do xadrez que pode pular outras peças.






A RAINHA, também conhecida como Dama, é a peça mais poderosa do xadrez, ela pode ir para frente ou para trás, para direita ou para a esquerda, ou na diagonal, quantas casas quiser, mas não pode pular nenhuma outra peça.







O REI se movimenta em qualquer direção, mas com limitação quanto ao número de casas. O limite de casas que um REI pode se deslocar é de uma casa por lance. O rei NUNCA pode fazer um movimento que resulte em um xeque para ele.







O PEÃO só se movimenta para frente, sendo a única peça que não se move para trás. No primeiro lance de cada PEÃO ele pode avançar 1 ou 2 casas. A partir do segundo lance de cada PEÃO ele irá se movimentar apenas 1 casa. Imagens: Divulgação/Internet.








+ FOTOS:



Joelma Fernandes
Coordenação Mais Educação