segunda-feira, 21 de julho de 2014

Horta – Plantio do rabanete, da cenoura, do repolho e do quiabo.


Horta - Prof. Damião - Aula (21/07/2014) - Foto: Joelma Fernandes.

A horta do programa Mais Educação da Escola Altimar Pimentel ganhou um plantio bastante diversificado na aula desta segunda-feira (21), quando o professor Damião fez a distribuição das sementes e orientou seus alunos quanto ao cultivo do rabanete, da cenoura, do repolho e do quiabo.

Rabanete:


Rabanetes - imagem original: Kate Ter Haar - Licença Creative Commons

O rabanete pode crescer sob sol direto ou na sombra parcial desde que a luminosidade seja alta. A planta necessita de uma boa disponibilidade de água, mas o solo não deve ficar encharcado. Nunca deixe o solo secar completamente.

Cenoura:

Cenouras - imagem original: woodleywonderworks - Licença Creative Commons

A cenoura (Daucus carota sativus) é uma das hortaliças mais populares do mundo. Os cultivares mais comuns têm raízes primárias de cor laranja, mas há também cenouras roxas, amarelas, vermelhas e brancas. Quanto à forma, as cenouras podem ser cilíndricas, cônicas ou arredondadas. Além das raízes primárias, que são consumidas cruas ou são utilizadas em muitos tipos de receitas culinárias, as folhas também podem ser consumidas, embora seu consumo seja menos comum, pois têm um forte sabor.

Repolho:


Repolhos - imagem original: Bill Benzon - Licença Creative Commons

O plantio do repolho é feito através de sementes, que podem ser plantadas diretamente na horta ou podem ser plantadas em sementeiras e transplantadas quando atingem aproximadamente 10-15 cm de altura. O espaçamento entre as plantas deve seguir as recomendações para o cultivar escolhido para o plantio.

Quiabo:


Quiabo - imagem original: Bob Richmond - Licença Creative Commons

O quiabo é cultivado principalmente em regiões tropicais, crescendo bem apenas em temperaturas acima de 20°C. Em regiões sujeitas a temperaturas mais baixas, o quiabo pode ser cultivado em estufas. O quiabo deve ser colhido quando está bem desenvolvido, mas ainda tenro, com uma tonalidade brilhante, o que ocorre geralmente 6 ou 7 dias depois da polinização e início da formação do fruto. Maduro, o quiabo pode se tornar fibroso. Fonte: http://www.hortas.info/


+ Fotos:




Joelma Fernandes
Coordenação Mais Educação