quinta-feira, 17 de julho de 2014

Xadrez – Ataque com a “Torre” e Controle do Tempo.


Oficina de Xadrez – Prof. David – Aula (17/07/2014) – Foto: Joelma Fernandes.

Concentração total, duplas formadas, o momento é de silêncio, porque teve início mais uma aula da oficina de xadrez do programa Mais Educação, ministrada pelo educador social David. As aulas de xadrez caíram de vez no gosto dos alunos e alunas da Escola Municipal Altimar Pimentel, inscritos no programa Mais Educação, que inclusive estão apresentando bons resultados, é o que disse o professor David, “quando existe motivação fica bem mais fácil para que haja bons resultados, é o caso da nossa oficina de xadrez, que conquistou o gosto dessas crianças, com isso o aprendizado está acontecendo de forma bastante prazerosa”.

O foco da aula de xadrez nessa quinta-feira (17) foi sobre as variantes de ataque com a utilização da peça “Torre”, que pode mover-se para qualquer casa ao longo da coluna ou fileira que ocupa. Outro tema abordado foi o tempo máximo que cada jogador tem para efetuar uma jogada.

Controle do Tempo - “Para todos os principais eventos da Federação Mundial de Xadrez (FIDE), o controle de tempo é de 90 minutos, com adição de 30 segundos do primeiro movimento. O padrão no FICS (Free Internet Chess Server - Servidor de Xadrez na Internet Livre) é de 2 minutos por jogada (morte súbita,) mais 12 segundos de incremento de tempo para cada movimento. Na Federação de Xadrez dos Estados Unidos, o controle do tempo é de 5 minutos por jogada, sem atrasos/incrementos”.

+ Fotos:



Joelma Fernandes
Coordenação Mais Educação