quarta-feira, 23 de abril de 2014

Xadrez – Movimentos com o peão


Aula de Xadrez - Professor David - Foto: Joelma Fernandes

Na aula desta quarta-feira (23), os alunos do professor David foram orientados quanto ao correto movimento da peça “peão”, bem como sobre a importância estratégica desta peça no desenvolvimento do jogo.

PEÃO

Imagem: Clube de Xadrez

Peça de valor teórico reduzido, mas de grande importância. Seu movimento é limitado e funciona, na maior parte das vezes, como um escudo para as outras peças. O peão só anda para frente de casa em casa. Quando está na posição inicial ele pode avançar duas casas. Os peões não capturam as peças ao longo do seu movimento. A captura é feita na diagonal, uma casa adiante. Apesar de suas limitações o peão pode ter seu valor ampliado quando chega à última casa.

O peão não volta, anda sempre para frente, após chegar à última casa ele é promovido. A promoção é a troca do peão por outra peça seja dama, torre, bispo ou cavalo. Após a promoção, a peça deixa de ser peão e tem seus movimentos correspondentes à peça promovida. Na maior parte dos casos, o jogador troca o peão por uma dama, por ser a peça mais poderosa, embora existam situações em que a promoção por peça menor se faz necessária. Os "x" no diagrama acima mostram para onde os peões podem ir.

Observem que ambos os peões podem optar por mover-se para a primeira ou segunda casa a sua frente, o que mais tarde será explicado. O peão branco também pode capturar bispo ou torre, podendo ainda optar pela casa a sua frente. O peão preto pode apenas capturar o cavalo ou mover-se para frente. Fonte: Clube de Xadrez

+ FOTOS



Joelma Fernandes
Coordenação Mais Educação