segunda-feira, 12 de maio de 2014

Horta - A cultura do Chuchu.


HORTA - Prof. Damião - Aula (12/05/2014) - Foto: Joelma Fernandes.

“O chuchu é rico em fibras, possui vitaminas A, B1 e C, potássio, magnésio, fósforo e ferro. Além de conter muita água, tem baixo teor de calorias e é digestivo, o que o torna um excelente diurético, indicado ainda como auxiliar no controle de hipertensão, problemas renais e urinários”. (http://revistagloborural.globo.com)

Na aula desta segunda-feira (12), os alunos do professor Damião realizaram o remanejamento do broto do chuchu para o plantio. A movimentação foi intensa, e todos colaboraram com as atividades propostas, que incluíram o transporte dos brotos, o plantio e a aguação dos canteiros.

Como o chuchuzeiro é uma trepadeira herbácea, na próxima aula, o professor Damião estará ensinando a correta fixação das varas, que servirão de suporte para a planta.

A cultura do Chuchu

O chuchu (Sechium edule), também conhecido como machucho, caiota ou pimpinela, apresenta uma certa variedade de tamanhos, formas e cores. Os cultivares mais comuns têm a forma de uma pera, com 10 a 20 cm de comprimento e cor verde clara.

Clima – O chuchu cresce melhor em clima quente e úmido, sendo que a temperatura ideal para o cultivo é de 18°C a 27°C. A temperatura mínima para o plantio deve ser de 13°C, pois o chuchuzeiro não suporta baixas temperaturas.

Luminosidade – O chuchu pode ser cultivado em locais ensolarados, ou em sombra parcial quando jovem, desde que haja uma boa luminosidade.

Solo – Cultive em solo bem drenado, fértil, rico em matéria orgânica, com pH entre 5,5 e 6,8.

Irrigação – Irrigue de forma a manter o solo sempre úmido, sem que fique encharcado. O chuchuzeiro é muito sensível tanto ao excesso quanto a falta de água.

Plantio – O plantio é feito com o fruto inteiro, que brota com facilidade se deixado por duas semanas em local escuro. O plantio é feito quando o broto atingir 10 a 15 cm de altura. Basta deixar o broto sobre a terra ou enterrá-lo parcialmente (enterrar totalmente o fruto aumenta a probabilidade do broto apodrecer).

Colheita – A colheita do chuchu pode começar de 90 a 120 dias depois do plantio, dependendo do cultivar e das condições de cultivo. Normalmente o ideal é colher o fruto duas semanas após a abertura de sua flor, mas pode ser difícil e trabalhoso monitorar todas as flores. Assim, colha os frutos quando estão bem desenvolvidos e ainda tenros. Quando passa do ponto ideal de colheita o fruto começa a abrir na extremidade. (http://www.hortas.info)

+ Fotos:



Joelma Fernandes
Coordenação Mais Educação