segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Horta – Colheita do coentro e plantio do quiabo, pepino e rabanete.


Oficina de Horta - Colheita do coentro - Prof. Damião - Aula (11/08/2014) - Foto: Joelma Fernandes.

Na Oficina de Horta dessa segunda-feira (11), o professor Damião e seus alunos e alunas realizaram a colheita de alguns pés de coentro, além do plantio das sementes do quiabo, pepino e rabanete, na horta da Escola Altimar Pimentel. 

De acordo com o professor Damião, diversas outras culturas plantadas na horta da escola não estão tendo um bom desenvolvimento, devido a deficiência do solo, que se encontra fraco, necessitando de adubo e nutrientes. O fato foi encaminhado ao gestor da escola, que ficou de providenciar o material necessário para o enriquecimento do solo, a fim de que o trabalho dos alunos e alunas da Oficina de Horta possa surtir o efeito desejado, que é a colheita das culturas trabalhadas na horta da escola.

Como as culturas do quiabo e do rabanete já haviam sido apresentadas aos alunos e alunas em aulas anteriores, nesta aula, o professor Damião falou sobre as particularidades do plantio do pepino.

Informações sobre a cultura do Pepino:

Clima e Luminosidade – O pepineiro prefere clima quente, crescendo bem em locais com temperaturas entre 18°C e 30°C. O pepino cresce melhor em condições de alta luminosidade, com luz solar direta pelo menos algumas horas por dia.

Solo e Irrigação – Plante em solo rico em matéria orgânica, fértil e bem drenado. A planta não precisa de um solo rico em nitrogênio. O pH ideal do solo é de 5,5 a 6,8. O pepineiro deve ser irrigado com a frequência necessária para que suas raízes nunca fiquem secas, porém sem que o solo fique encharcado.

Plantio – As sementes de pepino não germinam bem em temperaturas abaixo de 20°C. Plante de preferência diretamente na horta, pois as mudas não suportam bem o transplante. As sementes podem ser plantadas a 2 ou 3 cm de profundidade, e a germinação leva de 5 dias a até duas semanas. 

Colheita – Geralmente a colheita dos pepinos inicia-se em 30 a 70 dias depois do plantio, dependendo do cultivar, da finalidade (pepinos para conserva são colhidos mais cedo) e das condições de cultivo. A colheita dos frutos deve ser feita quando estão bem desenvolvidos, mas antes que comecem a amadurecer. O pepino destinado a conservas é colhido ainda jovem, quando tem de 3 cm a 9 cm de comprimento. O pepineiro é uma planta anual. Fonte: http://www.hortas.info/como-plantar-pepino

+ Fotos:



Joelma Fernandes
Coordenação Mais Educação